sexta-feira, 24 de junho de 2016

Conheça as leis trabalhistas: Assédio Moral

Olá, amores!

Escolhi mais um tutorial para esse blog totalmente doido...rs
Hoje trabalho em uma empresa com 38 funcionários e cuido de toda a parte de Recursos Humanos, para isso é preciso saber muito sobre as leis trabalhistas, como um colaborador deve ser tratado, quais são os direitos e deveres tanto do trabalhador quando do seu empregador,
Vou falar hoje um pouco sobre assédio moral, quem já passou por isso? Você sabe a diferença de autoridade e de assédio?
Eu já passei por isso a alguns anos atrás nessa mesma empresa em que trabalho hoje com o antigo trabalhador, escutei coisas do tipo: "Você é burra!" , "Você não fez faculdade, não deveria trabalhar em escritório!", "Você é uma incompetente!" , "Você não é insubstituível!".
Foram tantas humilhações que acabei não aguentando e depois de 4 anos e 6 meses dedicados à empresa acabei desistindo. O nível de estresse era gigante, acabei com uma depressão fortíssima, fiquei vários dias sem andar pois minhas pernas não respondiam aos movimentos e eu sentia muita dor.
Hoje faço questão de tratar nossas colaboradoras da melhor forma possível, por mais erradas que elas possam estar, todos temos o direito a receber respeito. Respeito você não dá somente aos clientes, mas a todos, desde as nossas auxiliares de cozinha até o presidente da multinacional que atendemos ( no meu caso que trabalho em um restaurante de cozinha industrial). Isso porque todos somos humanos, se cortar sai sangue, como dizem.
Quando as pessoas pararem para pensar que somos todos iguais perante Deus entenderão o que é amor ao próximo e o que é respeito.

Vamos entender um pouco mais sobre Assédio Moral:


O que é assédio moral no trabalho?


É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetrias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.


Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o pacto da tolerância e do silêncio no coletivo, enquanto a vítima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, perdendo sua autoestima.








Vamos continuar falando sobre isso em outros posts, esse assunto é muito sério. Devemos ter consciência de nossos deveres e direitos quanto a trabalhador e empregador.



Fonte:



Bjokaaaasssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário