terça-feira, 26 de abril de 2016

Educação Inclusiva - Parte 2

Mais um pouquinho de conhecimento em Educação Inclusiva:


  • ·         Uma escola de Ensino Regular, na tentativa de se adequar aos preceitos de uma Educação Inclusiva, tomou a seguinte iniciativa: realizar uma adequação arquitetônica, alargando portas e adaptando banheiros., porém essa iniciativa não permite o atendimento da diversidade porque atender à diversidade requer não apenas uma organização arquitetônica, mas uma estruturação curricular, de formação de profissionais, dentre outras.


  • ·         Gagueira é um distúrbio do ritmo normal da fala que envolve bloqueios, hesitações, prolongamentos e repetições de sons, sílabas ou frases.

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  • ·         Um dos suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares é a sala de recursos. O aluno frequenta essa sala no contraturno em relação ao período em que está matriculado na escola regular. Podem existir salas em todas as áreas, podendo ser para deficientes físicos, visuais, auditivos ou intelectuais. Os professores devem ser habilitados ou pós-graduados na área de Educação Especial.


  • ·         A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção e acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências:

 - Estabelece critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, graças à retirada de barreiras arquitetônicas em espaços públicos, mobiliário urbano, meios de transporte e comunicação e na construção e reforma de edifícios. Conceitua o que considera barreira arquitetônica e acessibilidade.
 - Indica que a urbanização de vias públicas e demais espaços deverá ser concebida de forma que garanta a acessibilidade para as pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida e estabelece, ainda, que os espaços públicos já existentes devem ser reorganizados para se adequarem a essas novas determinações.
 - Indica que os parques de diversões públicos e privados devem adaptar-se em, no mínimo, 5% do total de brinquedos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Esses brinquedos devem ser identificados, para que sejam utilizados pelas pessoas que deles necessitam.
 - Os banheiros de uso público existentes e os que serão construídos após a promulgação dessa Lei devem obedecer aos preceitos de acessibilidade indicados nas normas da ABNT. Em áreas de estacionamento de veículos, deverão ser reservados 2% do número total de vagas para aqueles que delas necessitarem. Essas vagas serão próximas ao acesso de circulação de pedestres.
 - Os semáforos para pedestres deverão ser equipados com mecanismos que emitam sinal sonoro, a fim de servir como guia ou orientação para pessoas com deficiência visual.

  • ·         Rinolalia: Consiste na ressonância nasal maior ou menor do que a normal no ato de falar. Pode ser causada por problemas nas vias nasais, na adenoide, por lábio leporino ou fissura palatina. Comumente, o sujeito é chamado de “fanho”


  • ·         No que diz respeito à Psicologia, podemos apontar, como intervenções possíveis:

I- O atendimento clínico e sua interlocução com o contexto escolar, havendo o grande desafio de não patologizar as relações.
- Desenvolver estratégias e parcerias com outros profissionais e instituições.
 - Fazer visitas domiciliares com o assistente social, colaborar com os professores para repensar estratégias de aprendizagem e de socialização e, quando fizer parte do quadro de funcionários de uma instituição escolar, participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, trazendo à baila à discussão de como é importante trabalhar com projetos que abordem a diversidade humana.
 - Uma importante contribuição do campo da Psicologia é a possibilidade de reconhecer barreiras atitudinais e contribuir para superá-las.

  • ·          Disortografia: Manifesta-se pela dificuldade no domínio das regras ortográficas


  • ·         Inclusão:   “As pessoas com deficiência, por conta de sua condição biopsicossocial, necessitam de organização, recursos e estratégias diferenciadas que atendam às suas necessidades no ambiente escolar. Para tanto, a escola regular necessita ressignificar suas práticas, tendo por objetivo atender a todos os alunos, oferecendo uma educação que, ao mesmo tempo, respeita as suas necessidades e trabalha rumo à minimização das suas dificuldades” (SOUZA; RIBEIRO; BRAUNSTEIN, 2013, p. 28).

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  • ·         O processo de Inclusão requer uma organização que atenda às especificidades de todas as pessoas com necessidades especiais. Para isso, é imprescindível uma organização estrutural, arquitetônica e de capacitação profissional. Uma sociedade inclusiva deve atender a todos os grupos marginalizados socialmente como: negros, índios, quilombolas, mulheres, homossexuais, dentre outros.






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