terça-feira, 26 de abril de 2016

Educação Inclusiva

Boa noite, amores!

Como não gosto de estudar sozinha vou dividir com vocês um pouco sobre Educação Inclusiva:

·         Dislalia - Consiste na má pronúncia das palavras, por omissão, substituição, distorção ou acréscimo de sons.
·         Os suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares podem ser:
·    Atendimento domiciliar, sala de recursos, professor itinerante e atendimento hospitalar
·         Uma das formas de compreender o mundo que nos cerca é por meio da apreciação de imagens, expressões culturais ou artísticas. A compreensão dessas representações fica comprometida para aqueles que têm deficiência visual ou baixa visão. Elas têm dificuldade em acompanhar o currículo escolar, caso ele não tenha nenhuma adequação que considere as suas necessidades.  Os Recursos ópticos, o uso da linguagem para descrever espaços, situações, pessoas etc., o uso de material em alto relevo e Recursos não ópticos expressam tipos de adaptações que consideram as necessidades e limitações das pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
  •        Para o Psicólogo que atua na perspectiva de uma Educação Inclusiva não é possível verificar apenas as dificuldades de escolarização que se apresentam, é necessário analisar os contextos em que tais situações ocorrem. O psicólogo deve avaliar o contexto familiar e educacional.
  • ·          Rede de Apoio é um trabalho em conjunto entre os profissionais da saúde e da educação.
  • ·         Pesquisas têm demonstrado que as pessoas com deficiência intelectual podem aprender e se desenvolver, desde que respeitadas as suas necessidades e as suas limitações. Em relação à pessoa com deficiência intelectual, a aprendizagem deve ser buscada quando se trabalha: Inicialmente com atividades práticas.
  • ·         A Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas em Educação Especial (Espanha) regulamenta o direito das pessoas com necessidades educacionais especiais terem acesso à escola regular de ensino. Esse documento afirma que: 

 O princípio fundamental desta Linha de Ação é de que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
As escolas têm de encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças, incluindo aquelas que possuem desvantagens severas.
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  • ·         A Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9.394/96) assegura direitos às pessoas com necessidades especiais.  São eles:

 Atendimento das pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
Garante a oferta de Educação Especial durante a Educação Infantil e também oferece o atendimento em classes, escolas ou serviços especializados, quando não for possível sua integração em classes comuns, em função de condições específicas dos alunos.
Assegura aos educandos com necessidades educacionais especiais currículo, métodos, técnicas, recursos, organização específica, terminalidade específica e aceleração, professor especialista em sala de recurso, professor capacitado na sala comum e educação para o trabalho.
  • ·         O trabalho com as Redes de Apoio foi uma conquista na área da Educação Especial, uma vez que não havia até então a possibilidade de interlocução entre os profissionais das diversas áreas. Em relação às Redes de Apoio:

Propõe a interlocução entre os profissionais da educação, saúde e assistência social.
É sustentada na política de inclusão que inclui a dimensão da interdisciplinaridade em seus fundamentos metodológicos..

  • ·         Paradigmas da Educação Especial:

Integração: A pessoa com deficiência deve primeiramente ser atendida em serviços que lhe darão condições para, a partir do momento que tiver um nível de desenvolvimento aceitável para o convívio social, ser inserida na sociedade.
  • ·         Trabalhar em uma perspectiva de uma sociedade inclusiva requer algumas ações dos Assistentes Sociais:

A intervenção dos assistentes sociais junto a famílias de alunos com deficiência e junto aos alunos em situação de vulnerabilidade social requer certa especificidade, a fim de que possam ser atendidas as demandas específicas.
Assegurar a viabilização de trâmites diversos, acompanhamento de medidas socioeducativas e/ou protetivas, visitas domiciliares, intervenções comunitárias e demais atividades necessárias para a facilitação e o êxito na construção de uma cultura e uma trajetória inclusiva na escola.
Aproximar-se das famílias e da escola, para identificar os fatores sociais, econômicos e culturais que determinam a problemática no campo educacional, propondo ações que contribuam para a permanência de todos os alunos na escola.
  • ·         A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, estabelece as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Os atendidos são pessoas com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento e com superdotação.
  • ·         Discalculia: A pessoa comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais e na compreensão dos números.

  • ·         Síndrome de Down:

 Tal condição leva o sujeito à deficiência mental moderada ou leve, acrescida de vários problemas de audição, formação do esqueleto, hipotonia muscular e coração.
 A causa é uma alteração cromossômica que ocorre de forma acidental durante a divisão celular, uma vez que há a presença de 47 cromossomos, em vez de 46.
  • ·         Um aluno com necessidade educacional especial, matriculado em uma escola regular , tem o direito de frequentar o suporte de atendimento educacional especializado que será desenvolvido por especialista ou habilitado na área de Educação Especial.





Bjokaaassss




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