Ainda sobre o trabalho da faculdade nesse semestre, segue um pouco da minha trajetória até a Pedagogia!!!
Nada mais inspirador do que escrever sobre o nascimento da minha paixão pela pedagogia no dia 20 de maio: dia do pedagogo!
Quando criança e na adolescência sempre li e escrevi muito bem, gostava de língua portuguesa, as pessoas me aconselhavam a ser professora, mas não era algo que eu almejava.
Aos 23 anos estava desempregada, sem rumo enviava currículos para todos os cantos da cidade, até que uma vizinha de uma amiga estava comprando uma escola e precisava de funcionários, fiquei feliz em ver uma porta se abrindo.
No dia da entrevista a dona da escola: Tia Vera, estava atendendo os pais de um aluno e me pediu que a esperasse na sala de vídeo, porém enquanto eu a esperava a professora do Infantil II deixou as crianças na sala para almoçar, vendo a algazarra da criançada resolvi contar-lhes uma história, estava toda animada entretendo os pequenos quando a Tia Vera me chamou e disse: _Você está contratada, começa amanhã no berçário.
E eu respondi: Mas e a entrevista?
Não preciso te entrevistar, já vi que você tem dom com crianças. - respondeu ela.
No dia 24 de Abril de 2006 iniciei minhas atividades como berçarista, eu que mal sabia trocar uma fralda. Foram meses incríveis no berçário, onde vi crianças começando a falar, a andar, me encantei pelo amor que as crianças dedicavam a nós cuidadoras. Nunca em nenhum outro trabalho havia sido tão elogiada, comecei a me sentir completa. Em Setembro fui transferida para o Infantil I - crianças de 4 anos, era auxiliar, e foi aí que me apaixonei pela parte pedagógica, A professora me deixava dar sugestões, aplicar algumas atividades, era interessante ver como as crianças prestavam atenção, ver a curiosidade que tinham sobre diversos assuntos.
No ano seguinte fui contemplada com uma sala de aula de mini maternal e foi nesse momento que descobri o que era ser professora, tive que fazer um projeto pedagógico, meu projeto foi aceito e utilizado para a escola inteira, isso me encheu de orgulho.
Alguns meses depois tive um desentendimento com uma sócia nova, e pedi minha dispensa, foram sete meses longe da área infantil, durante este período me inscrevi para o curso de pedagogia, às vésperas do vestibular meu irmão caçula faleceu, totalmente transtornada perdi a prova, estava vivendo um caos quando em fevereiro de 2008 fui chamada de volta pela Tia Vera, ela havia desfeito a sociedade e estava com dificuldades com alguns alunos da salinha do mini maternal, voltei para a Primeiros Passos, novamente como professora, amava o que eu fazia, foram mais nove meses a frente de uma salinha de mini maternal (crianças de 1 ano e meio a 2 anos e meio). Esses foram os nove meses mais intensos da minha história dentro de uma sala de aula, foi nesse momento que eu percebi que era isso que eu queria para a minha vida, que eu não estava trabalhando pelo dinheiro e sim pela paixão. Nesse momento comecei a pesquisar sobre as faculdades de pedagogia em Campinas, mas eram todas caras demais para o meu salário, desisti.
No final de 2008 fui chamada a trabalhar na área administrativa, não era bem o que eu queria, mas o salário era melhor e eu voltaria a morar com meus pais, naquele momento, pela falta do meu irmão eu precisava deles e eles precisavam de mim. Disse adeus aos meus pequeninos, como eu os chamava.
A vida deu muitas voltas e em 2014, resolvi que aquele seria o meu ano, o ano das mudanças, comecei a procurar novamente faculdades com o curso de pedagogia, estava morando em Cerquilho e lá tinha esse curso na Unip, entretanto somente na modalidade a distância, fui ao polo e tirei todas as minhas dúvidas, no dia seguinte fiz o vestibular e comecei a faculdade em Agosto de 2014.
O bom de se aprender a teoria é que você começa a perceber o quanto faz diferença, eu estudo e penso: poderia ter feito isso ou aquilo diferente com meus alunos, engrandecemos nossos conhecimentos, estou a cada dia mais apaixonada pela profissão, pelos conceitos, pelo significado que tem um professor na vida de cada um de nós, em nossa formação como ser humano.
Bjokaaasssss
Nenhum comentário:
Postar um comentário